ENTENDAM MAIS SOBRE COSPLAY!

VAMOS ENTENDER MAIS SOBRE COSPLAY!

O que é cosplay?

Cosplay (コスプレ Kosupure) é a abreviação de costume play ou ainda de costume roleplay que pode traduzir-se por “representação de personagem a caráter”.

Cosplay é a arte de se transformar em um personagem utilizando maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas exigidas pelo alter ego do artista ou do personagem que está interpretando. Cosplayers são animadores que podem fazer uso de sua arte cosplay com finalidade de hobby ou profissional, porém, acima de tudo, cosplayers são artistas da sociedade contemporânea.

Como começou?

No século XV surgiu os balies de máscaras que podemos dizer que era como um carnaval, pois envolviam carros alegóricos, desfiles e procissões tiunfantes. Inicialmente somente a classe mais alta podia participar e com o tempo foi ficando cada vez maior até que no século XVI foi aberto ao público.

Mais tarde, em 1910, uma mulher não identificada ganhou o primeiro prêmio no baile de máscaras em Tacoma, Washington, vestindo uma fantasia de Skygack.

O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 por meio de Nobuyuki Takahashi. Com a popularização do anime nos anos 90, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes, e com isso o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo,

Caracterização!

O cosplay começou com a criação própria de personagens de ficção, e hoje atende a todos os ramos. São pessoas que se vestem dos seus personagens prediletos (pré existente ou não). Porém, com o passar do tempo, foi-se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, a envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas estrelas (Star Trek) e Guerra nas estrelas (Star Wars), no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios, o que permitia revelar talentos de nível profissional.  E rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão, onde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de livros, filme, anime, mangá ou videogame.

É uma atividade da qual podem participar e divertir-se crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sexo e condição social. Os gastos nos cosplays são muito variados, podendo ser feito com materiais reciclados, adaptações de trajes de armário, até a confecção completa de roupas e acessórios, com o gasto de R$0 a mais de R$5.000,00. Um passatempo como outro qualquer, porém com a singularidade de permitir o participante tornar-se seu personagem favorito por um dia.

Atualmente o mercado de cosplayers tem atraído empresas de todo mundo. Muitas delas estão criando lentes de contato entre outros elementos para serem usados, tornando o personagem mais próximo do real. Os preços ainda estão altos, mas a tendência é que tornar-se popular.

No início, os únicos cosplays eram de personagem de Star Wars (como os Stormtroopers); mas logo os animes e mangás foram tomando conta do público. Hoje, no Brasil, já se vêem cosplays de qualquer mídia, entre elas quadrinhos, filmes, livros e até personagens de Internet.

E agora nas convenções no Brasil, podemos encontrar variados personagens de diversos livros, filmes, animes etc… como:  “Star War”, “Cavaleiros dos zodíacos”, “Harry Potter “, “Naruto”, “One Piece”, “Bj Alex”, “Liga da justiça” entre muito, muitos outros…

 

Espero que vocês tenham gostado desse artigo, pois foi preparado com muito carinho para vocês!

Abraços da Equipe YFC~

 

error: Conteúdo protegido!!